terça-feira, 26 de novembro de 2013

A constante palhaçada na gestão das selecções nacionais está a acabar com as ambição dos nossos jovens! Há que agradeçer ao Sr Madail e seus pares!


 
Qualquer dia somos candidatos é a ser a melhor selecção portuguesa do Brasil!


Desde há uns anos a esta parte que as selecções nacionais se tornaram um antro de joguetes em que os jogadores (que deviam ser o mais importante) nada contam! São tidos em conta apenas aqueles que engrandeçam a "causa"! Os outros são lixo...

É com tristeza que leio o que diz um jovem de 23 anos com 78 internacionalizações nas camadas jovens das selecções nacionais:

«Não penso na Seleção porque o temos o exemplo do Josué, que na época passada estava em grande plano no Paços de Ferreira mas nem aos treinos foi e esta época bastou ir para o FC Porto para até já jogar. De qualquer forma, tenho 78 internacionalizações nas seleções jovens e ambiciono representar o meu País mas não faço disso uma obsessão. Estou focado em ajudar o Gil Vicente, em atingir 30 pontos e consequentemente a permanência na Liga» 


As palavras são de Diogo Viana, jovem jogador do Gil Vicente mas poderiam ser de tantos outros! 


Mas engane-se quem pensar que enumero esta situação porque o Josué foi promovido á equipa A. Nada disso!!! O que me confunde é o facto de a oportunidade lhe ter sido dada este ano quando fez uma belíssima época o ano passado! É quase caso para dizer que o clube da federação gosta de "pagar" aos seus jogadores apenas em retroativos.... 


Veja-se agora o caso de Rolando que como toda a gente sabe é um cepo com dois pés e isso não o impossibilitou de ser seleccionado durante vários anos e bastou um arrufo com o seu patrão e o dificultar de um negociata ao outro dono da equipa da federação (vulgo Jorge Mendes) para nunca mais lá meter os pés! É giro inclusive ver que neste momento o empresário do Rolando já não é sequer o Mendes....mas sim o Pinto da Costa, só que o filho!... 


Enfim... poderiamos enumerar aqui dezenas ou mesmo centenas de casos onde esta situação é evidente! 

De resto basta olhar ao que já se passava em 2010 quando Paulo Bento foi nomeado seleccionador nacional! Na primeira selecção de jogadores os agenciados de Jorge Mendes eram os seguintes:

 R Carvalho, Bruno Alvez, M Veloso, Tiago, Manuel Fernandes, Meireles, Nani, H Almeida e Quaresma.


Ficaram de fora jogo (ainda que tenham sido inicialmente convocados) os seguintes jogadores tambem agenciados pelo agente:

Ronaldo, Pepe, Coentrão e Duda.


Obviamente falta mencionar que Paulo Bento é também ele agenciado pelo mesmo agente.


Mas engane-se quem pensar que este controlo começou a ser desenhado num passado muito recente pois no lote de jogadores que Queiroz levou ao Mundial da Africa do Sul o senhor agenciava 16 em 24.

As questões que merecem ser colocadas são : Quem retira vantagem desta situação? Será a selecção? Serão os clubes? Se sim, que clubes? Todos? Quem permite que esta situação ocorra?

Eu responder-lhes-ia da seguinte forma:
Quem retira vantagem desta situação? Será a selecção? Serão os clubes? Se sim, que clubes? Todos?
Os principais beneficiados nesta situação são os clubes com maior visibilidade ou poder económico e os empresários. Poderia dizer-se que também os jogadores tiram partido, mas nunca deixando de referir a palavra “ALGUNS” pois o Digo Viana tratou de demonstrar com as suas palavras que não tirou qualquer vantagem desta situação (e ele também é jogador….)! Digo que os principais beneficiados são os clubes com maior visibilidade e poder económico pois a realidade é que tanto Porto como Benfica têm feito grandes vendas com a ajuda do Mendes! Juntando a isso o facto de os jogadores não sofrerem a mesma inflacção que sofreriam se já tivessem sido seleccionados, o que permite a estes clubes comprá-los bem mais baratos e depois vende-los por milhões. Quanto ao Mendes, é obvio o motivo pelo qual digo que retira vantagem!

Portanto Caro Gilberto Madail muito obrigado por ter, entre 1996 e 2011, não só permitido mas também ajudado a que de tudo se fizesse no seio da selecção! Graças a si a aos outros nojentos que presidem e presidiram a federação os nossos jovens olham para a selecção e pensam que não lhes bastará jogar bem se estiverem num clube menor ou se o seu agente não fizer parte do circulo! Infelizmente sabemos todos que o seu sucessor é feito da mesma matéria que o Sr pelo que tudo continuará na mesma! E quem sabe piorará!

Agora digam-me qual é a motivação de um jogador como o William Carvalho (por exemplo) ao ver o seleccionador nacional preparar a cama para enfiar na selecção mais um jogador portugues com sotaque? Ou acham que estas decladações do Paulo Bento não trazem agua no bico?

"O Fernando é diferente deles. Tem tido um rendimento extraordinário no FC Porto. Pela velocidade, pela agressividade é defensivamente muito forte (...) O William já estava sob observação há algum tempo. Quando tivemos que o colocar a jogar não tivemos problemas, porque acreditamos nele. Se tiver que ir ao Mundial, irá pela qualidade, pelo talento e não por ser da formação"

Portanto vamos ter mais um Deco, ou se quiseres um PEPE! E o puto que tem vindo a evoluir e a fazer pela vida para ter as suas oportunidades corre o risco de ficar por cá! Da mesma forma que ficou de fora um tal de Moutinho para poder ir um tal de....Deco. Pergunto-me que mal terá feito um José Fonte a Portugal por exemplo ..... 

Espero que haja a capacidade de, no Sport Lisboa e Benfica, ajudarem os nossos jovens a escolher bem o seu caminho! Se por um lado me custa dizer que o ideal seria encaminha-los para serem agenciados pela Gestifute, por outro lado sei que isso talvez seja a única solução para que estes possam ter uma carreira justa nas selecções nacionais. 

Era bom que quem legisla estes temas a nivel internacional pegasse de uma vez por todas a serio nesta materia e acabasse com os compadrios mas obviamente que isso nunca vai acontecer! Acontecerá obviamente o contrário porque isso tambem os favorece a eles propios! No fundo tambem eles querem é dinheiro na mão e de certeza que de negociata em negociata sempre lhes pinga algum! 

Entretanto aqui os palermas vão contribuindo para tudo isto....

Nota: "Por minha opção, mais nenhum novo jogador naturalizado será chamado para a seleção. Não convocarei novos naturalizados" -  Palavras de Paulo Bento em 2011 num programa da SIC.
 





7 comentários:

  1. Para mim o Pepe não tem nada a ver com Deco, Liedson,... Convém separar as coisas pois o Pepe veio bem jovem para o Marítimo(14 ou 15 anos, se não me engano), fez toda a sua carreira em Portugal e numa altura em que começou a ganhar maior destaque internacional no fcp, podia muito bem ter esperado para ver se teria um lugar na canarinha(e penso que pelo menos tinha hipóteses razoáveis de lá chegar, embora seja discutível) mas mal foi possível ele próprio disse que queria era representar Portugal porque foi o país que lhe deu tudo no futebol e ele queria retribuir. O Deco e Liedson tiveram anos à espera que o Brazil se lembrasse deles e só quando viram que nunca ia acontecer é que se lembraram da selecção Portuguesa, bem diferente na minha opinião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Islander

      No meu entender o caso de Deco e Pepe são em tudo semelhante! O Deco chegou a Portugal em 97 então com 20 anos para jogar no Alverca. O Pepe chegou a em 2001 com 19 para jogar no Maritimo (começou por jogar nos juniors mas na mesma epoca foi promovido á equipa B. na seguinte subiu á equipa A).

      Quando alinharam pela selecção o Deco tinha 26 nos e o Pepe 25.

      Houve claramente, pela parte do dois jogadores o cuidado de dar tempo á selecção do seu pais de os convocarem, mas como nao aconteceu entenderam escolher Portugal.

      Não creio ter ouvido de nenhum deles algum tipo de comentário ofensivo em relação á selecção ou que de alguma forma tenham dado a entender que nao quereriam representar Portugal em momento algum! Longe de mim insunua-lo!

      O que eu quis dizer foi que acho falta de cultura escolher jogadores pelas suas valências futebolisticas numa escolha que deverá ter dois parametros. Um deles é obviamente a qualidade futebbolistica mas o outro terá que ser relaionado com o local e circunstancias em que nasce.

      O Fernando que chegou cá com 20 anos prepara-se para ir á selecção nacional com 26 anos...

      So digo com isto que acho que seria mais justo para os que cá nasceram ou que são desde sempre opção para cá jogar.

      É obviamente apenas uma opinião pois é legal...

      Eliminar
    2. Entendo o ponto de vista mas o Deco depois de voltar ao Brazil até disse que só jogou por Portugal porque foi pressionado(como se não tivesse tirado enormes dividendos disso...), no lado do Pepe sempre vi muita boa vontade em representar a selecção... e até acrescento que no sentido oposto também andámos muito distraídos pois tivemos um Corentin Martins, Robert Pires,... que podiam ter dado muito jeito. E a tendência de aparecerem descendentes de tugas lá fora vai disparar nos próximos anos, penso eu.
      Eu sou, por regra, contra a utilização de naturalizados mas a considerá-los há que ter em conta a relação custo/benefício e nesse sentido Liedson foi ridiculo: meia dúzia de jogos em "troca da alma" não vejo como se pode aceitar, mas isto é a minha perspectiva.

      Eliminar
    3. sem dúvida o Liedson e o caso mais flagrante... Mas no mundo Jorge Mendes, o Liedson e caso pequeno, ele tem o role enorme "grandes" jogadores levados as costas, e não e pelo facto de não ser português que e um entravo...

      Eliminar
  2. a questao nao me parece ser os nomes mas sim o exagero nas mesma solucoes em detrimento de outras menos rentaveis... o nosso nao foi um caso do outro mundo pois se olhar-mos a selecao da alemanha neste momento, por ex:
    Podolski (Polish) – moved to Germany when as a two-year-old

    Klose (Polish-German) – moved to Germany as a seven-year-old

    Jérôme Boateng (German-Ghanaian) – born and raised in Germany

    Dennis Aogo (German-Nigerian) – born and raised in Germany

    Serdar Tasci (Turkish) – born and raised in Germany

    Sami Khedira (German-Tunisian) – born and raised in Germany

    Marko Marin (Bosnian) – moved to Germany as a two-year-old. His family fled from Bosnia in order to escape the war in the Balkans.

    Mesut Özil (Turkish) – born and raised in Germany

    Piotr Trochowski (Polish) – moved to Germany as a five-year-old

    Mario Gomez (German-Spanish) – born and raised in Germany

    no caso alemao, eles jogam muito a bola, mas sera o orgulho ter tanta gente diferente... se nao soubesse que era 1 selecao diria que era 1 clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que os casos que indicas nada têm que ver com os nossos. Temos dezenas de jogadores que não nasceram em Portugal e que jogam nas nossas selecções, dai que eu tenha dito que conta não so o local em que nasceu mas também as circunstâncias! Ou seja, se miúdo chega a portugal com 5 ou 6 anos, faz a sua formação cívica e desportiva em Portugal e de segunda joga por Portugal não tenho nada a apontar! Nesses casos da Alemanha é isso que acontece e não vejo nada de errado.

      O que não concordo é que se contratem jogadores que já são homens feitos para jogar por nos quando estes foram formados noutros países.

      No meu entender o caso do robert Pires seria igual ao de qualquer um dos outros que tivemos. É descendente de portugueses mas nunca cá meteu os pés....portanto deve retribuir ao pais que o fez homem!

      Como eu disse antes nada disto é ilegal e como tal não passa da nossa opinião pessoal. Defendo apenas lá que gostava de ver na "minha" selecção.

      Eliminar
    2. sim percebo o que dizes, e concordo que nao me incomodava se um ou outro jogador fosse naturalizado por ter nascido no pais, mas tantos como os que a alemanha tem na minha opiniao nao iria gostar... porque apesar de sentirem a camisola que nao ponho em causa isso, nao e a minha ideia de uma selecao ideal.

      mas claro o problema central e o sentir a camisola, e nao e em 4 ou 5 anos no pais que te faz sentir a camisola... falo por relativa experiencia visto estar na Romenia, sempre me irei sentir portugues, por muito que um dia tenha tambem nacionalidade Romena, Portugal sera sempre o meu pais

      Eliminar