segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Benfica - Sporting Taça de Portugal 4º eliminatória



Em primeiro lugar... Ganhar e mais importante que qualquer outra coisa...
Em segundo, ganhar e ganhar com mérito próprio...




Este sábado o Benfica, ganhou e que bem que ganhou... Não é um jogo de domínio total e ineficácia para valer prolongamento, mas sim um jogo de ambição, vontade e sacrifício...





Um Benfica - Sporting, independentemente dos intervenientes, será sempre um jogo especial de gerir, emoções, rivalidades, eficácia de jogo.





Um Grande jogo de Futebol, intenso por todos os intervenientes, cheio de emoção até ao ultimo momento




Sobre o Jogo, no geral fomos uma equipa equilibrada, defensivamente e ofensivamente. Sempre com o bloco coeso em qualquer função, permitam-me a relativa comparação a nível de controlo e posse de bola ao normal no Barcelona, o Benfica andou pelo campo sempre próximo, com pouco espaço entre os sectores que permitiam uma posse de bola eficaz e perigosa no momento certo, o Sporting por outro lado durante esta fase de jogo que durou a primeira parte, ia fazendo descer o bloco, mas não abdicando normalmente da pressão ao portador o que os fez correr muito atas da bola não sabendo depois o que fazer com ela para alem de alguns cruzamentos em jogadas rápidas e bolas corridas na frente.


Na segunda parte a história muda... O Benfica sofreu o golo, e deixou-se estremecer e baixou o bloco, começando a haver espaço nas entrelinhas do Benfica, a saída do Rúben não ajuda pois era ele o homem que estava a pautar todo o nosso jogo, roubar a bola e fazer metros controlada, soltando a espaços, deixou o jogo após um momento infeliz. Consequência então Adrian que e um fantástico jogador, começou a ter muito mais bola com espaço para poder agora fazer correr o Benfica, com a forca anímica de terem marcado um golo foram para cima e procuraram a sorte. Wilson, jogou muito bem, dos melhores do Sporting o tempo todo, um poço de forca que ia continuar a correr se fosse necessário.
Atenção que esta fase não e uma fase passiva do Benfica, pois sofremos golos porque não fomos tão eficazes nesta fase, porque oportunidades tivemos e muitas. Futebol deste nivel tem altos e baixos.


O prolongamento começa de forma curiosa na minha opinião quanto ao Benfica. Após o jogo com o Olympiakos em que a equipa correu tanto, começou a notar-se algum cansaço nos últimos 20min da segunda-parte, e na entramos no prolongamento a jogar mais rápido que o Sporting, marcamos um golo caricatos(PS: vi um ângulo do golo, em que só se vê os olhos do Luisão, fantástica reacção do nosso capitão, aconselho a procurarem) e fizemos uma boa gestão do jogo, até o "fantástico" Rojo que trocou o Benfica pelo Sporting( CS portuguesa sempre em grande nestas polémicas) nos deu uma bela ajuda nesta fase.


Foi um jogo nem sempre bem jogado, mas com emoção e intensidade para dar e vender... Batemos como gigantes, e demos tudo em campo.


Individualmente:

Luisão: jogou tão bem o nosso capitão, ate no momento caricato do jogo consegue ter a sorte de esticar o nariz e com os olhos encaminhar a golo por baixo do Patrício.
Mas aquele momento que os verdes se queixam do Penálti, apesar de achar que há muita fita no lance, e completamente desnecessário fazer uma falta dentro da área quando o adversário ainda por cima se encontra de costas a tentar dominar a bola para fora da área.
Uma desconcentração que para mim não valia penálti, mas já devíamos ser mais inteligentes nestes lances, pelo menos evitar um lance possivelmente muito perigoso.


Garay: nem sei o que dizer, em forma atrevo-me a dizer que e dos melhores centrais na actualidade. Esta em forma e recomenda-se... A jogar assim veremos onde joga para o ano.





Sílvio: voltou a estar ligado a corrente, nem parece que esteve lesionado e poucos jogos fez este ano. Jogou o tempo todo, e sempre muito certo, claro que sentiu cansaço mas defensivamente nunca fraquejou, que e o seu ponto forte... Gosto muito do Sílvio, e com todo o devido respeito pelo Maxi, que muito já nos deu, o Sílvio parece-me mais completo nesta fase.
A expressão do adversario do Enzo mostra bem o que se iria passar




Matic, Enzo, Ruben: muito Bom o jogo do nosso meio-campo, uma primeira parte muito forte, Matic muito forte defensivamente, com Enzo e Rúben a vez a virem ajudar sempre. Ofensivamente este sistema oferece terrenos mais adiantados para Ruben e Enzo, o Ruben geriu o nosso jogo ofensivo até sair lesionado, e Enzo em terrenos adiantados tem 1 controlo de bola fantástico, como e o exemplo do segundo golo do Benfica, a libertar na hora certa a bola para o Gaitan.




Gaitan, Ivan e Markovic: Gaitan esteve muito bem o jogo todo, a atacar e a defender... Nem acredito que os últimos jogos ele tem corrido como ainda não o tinha visto correr defensivamente... Melhorou nestes momentos e parece-me que desaparece do jogo com menos frequência. Ivan entrou muito bem, teve espaço para algumas arrancadas e alargar o nosso jogo, fazendo o Sporting recuar algumas vezes.

Tem uma oportunidade de marcar e fazer o passe de golo, ainda assim correu muito bem o jogo. Markovic, anda algo fora dos jogos, qualidade ele tem, e a qualquer momento pode fazer o brilharete, mas tem andado muito fora dos jogos, vem buscar muito jogo ao meio, e não tem tido a bola nessa zona. Tem recebido as bolas em zonas atrasadas e encostado a linha, onde ele não se sente tão confortável...
















CARDOZO: Claro, o homem do jogo, quem marca 3 golos como ele marcou num dérbi tem que ser o homem do jogo, 3 belos golos, de classe, qualidade, e frieza. Grande Cardozo, máquina de fazer golos.



























Para mim o melhor em campo foi o Ruben enquanto esteve em campo, reparto também com Gaitan que fez um jogo enorme o tempo todo.




Soltas










Sem comentários:

Enviar um comentário