segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Peripécias a três

E entramos em férias forçadas para o campeonato...
Entramos a três, que o "Grande" Sporting, tido por todos como a equipa sensação ao passar o ano passado em sétimo, até chegar em primeiro nas ferias de verão, ao nível só da ultima vez em que foram campeões há 12 anos se não estou em erro(sobre isto não tenho grande vontade em ir confirmar). Afinal a jovem equipa do Sporting também perde pontos ao contrário do que andaram muitos a prever... E claro que logo a seguir de quem é a culpa... Olhando para trás se pensar em todas as vezes que acusaram o árbitro de estar contra eles, será que tinham perdido algum ponto nesta liga... Por estas contas em 14 jornadas 3 pontos, são 42 pontos e já iam com 9 pontos de avanço... Parece justo, porque os jogos em que o matador Montero, o novo melhor ponta de lança do último século, marcou em fora de jogo. Devia ser o meu angulo de visão que não era o melhor...
O árbitro nesses lances ajuizou sempre muito bem, e se me perguntarem se esses golos resolveram jogos, talvez sim, mas os verdes mesmo sem isso iam sempre para cima do adversário e marcavam mais 4 se fosse preciso, aquela equipa vale ouro, e dentro em pouco já querem conquistar a nossa Europa do futebol.


Já se viu muitos presidentes do folclore em Portugal, e logo nós portugueses que tanto gostamos de falar, e falar, mesmo que não se diga muita coisa, o importante e falar.
Ora bem, eu que até tinha passado a relativamente gostar do Presidente verde, depois das eleições em que teve algumas boas saídas, parecendo que ia agitar um pouco a águas...
Agora parece-me que ele não fazia a mínima ideia do que dizia, simplesmente falava, e continuava a falar, atirando para tudo o que mexe, não pensa no que diz, mas se acabar o discurso dizendo que é pelo Sporting, então tem consciência que está tudo certo...
Apesar da excelente campanha até ao momento da sua equipa, mostra estar ao lado de todos e não estar ao mesmo tempo... Ás vezes precisamos de amigos para passar pela ponte, mas sozinho pudemos vir a cair, por muito animo que dê á equipa, o discurso entre presidente e treinador contradiz-se tanta vez, já para não falar, do treinador que nunca fala de arbitragens, ou o presidente que tem sempre umas boas ideias a partilhar com o mundo do futebol, de quem ele agora não gosta, mas na semana passada adorou, parecido com o jogo do ano passado que decidiu um campeonato com penaltis fora da área.

Mas bem, sem confusão não iria saber a férias de Natal, porque nada teríamos para conversar.


Sexta-feira o Benfica, ganhou e ganhou bem, não deslumbramos mas também não o temos feito muito, mas temos ganho jogos complicados e jogos que complicamos nós mesmos...
O Fesja é bom jogador mas não é um grande jogador, corta muitas bolas, resolve jogadas difíceis, mas também dá alguma porrada a meio-campo. Nestes jogados tecnicamente de sentido único não entendo porque tem que jogar, podendo ate entrar o A. Gomes, que já desespera por minutos a serio. A primeira parte foi chata, de muita posse no meio-campo, o Setúbal bem montado no meio campo era muito para o Matic praticamente sozinho, pois o Fejsa pouco subiu, o Enzo encostado não dá o devido apoio, e por vezes era o Rodrigo que vinha dar ar fresco ao meio campo. Na segunda parte devido a substituição, e na minha opinião estrategicamente subimos linhas ate marcar, depois do desgaste do Setúbal depois do que correu na primeira parte, a segunda parte ficou mais facilitada, e depois do golo, gerimos bem o jogo ate final sem sobressaltos.



O Enzo é uma máquina de guerra, sempre pronto para tudo, e jogar em todo o lado. E um dos jogadores que mais faltas sofre durante um jogo, com certeza. Transporta jogo que transforma o nosso jogo por completo, pensado muito mais rápido e decidido, sem meias palavras, quando Enzo acelera o jogo vemos tantas e tantas vezes buracos que se abrem, porque é um jogador com grande capacidade de improvisar, e com o Matic em forma na posição 6, com um transporte de jogo que desequilibra, porque ao deixar adversários para trás, barreiras numa defesa bem montada se vão abrindo, e desse ponto na minha opinião podem ser 2 avançados como pode ser apenas 1, a forma como o jogo chega e que tem importância, com 2 avançados, 1 deles tem que ser móvel e vir atras criar buracos para o goleador. Nessa leitura o Rodrigo entra mais em jogo, não só pelos golos que tem vindo a marcar, mas sim pelas movimentações em prol da equipa, o vir transportar algum jogo, já se vê mais Rodrigo em campo, e seria importante ter aquelas arrancadas a abrir espaços que o Rodrigo tão bem fazia antes da lesão.




Estará aqui a nossa nova promessa??

Está tudo em aberto para uma das melhores lutas dos últimos tempos, espero o Benfica campeão como e óbvio, mas será melhor com luta a 3, apesar de continuar a dizer que o Sporting não vai aguentar o campeonato todo, acho que passa pelos verdes a decisão, pois podem ser eles a fazer os 2 crónicos candidatos perder pontos.

1 comentário:

  1. Partilhamos a nomeação para esta jornada da Taça da liga no blog http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

    As questões levantadas com a composição do conselho de arbitragem são deverás preocupantes para os adeptos de futebol.
    Nomeação estranha do Olegário Benquerença para o Sporting-Porto do dia 29/12/2012.

    Pouca sorte do Sporting, já no jogo do campeonato contra o F.C. Porto tinha sido nomeado um arbitro com o qual o F.C. Porto também tinha ganho todos os jogos arbitrados nas últimas 6 épocas e o mesmo volta a acontecer neste jogo da Taça da Liga, pois com o Olegário Benquerença o F.C. Porto também teve 100% de aproveitamento dos pontos em disputa, tal como teve com o Artur Soares Dias nas últimas 6 épocas.

    ResponderEliminar