quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Rumo ao Titulo





















E aqui estamos nós com 4 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, antes de falarmos do jogo, gostaria de falar um pouco dos nossos adeptos que fazem do Benfica o melhor clube do mundo.

Depois de ter sido adiado o jogo no Domingo, houve muita gente que não se pode deslocar novamente ao estádio ontem, mas ainda assim houve muitos que voltaram sem falar dos que perto do estádio vivem. Ontem antes do jogo assisti aquelas pequenas entrevistas aos adeptos e os seus prognósticos antes do jogo... Ao ver algumas pessoas falar, senti a "chama imensa" em mim, senti que ser do Benfica é exactamente o que estas pessoas descrevem, fazer tudo para poder acompanhar o Benfica em campo. Um dos casos que mais gostei, falava um Senhor que tinha vindo da Suíça para ver o jogo de Domingo, este Sr. descreve que veio de carro desde a Suíça, e que no domingo tinha vindo de Viseu a sua terra natal, para ver o jogo, claro que nesse mesmo dia voltou para Viseu, ontem fez a viagem ate Lisboa mais uma vez, iria voltar para Viseu ontem, e viajar hoje para a Suíça... Depois desta conversa, a jornalista pergunta a este adepto se valia a pena... Ao que este responde que vale sempre pelo Benfica, faria o que fosse preciso para poder acompanhar os poucos jogos que lhe são possível acompanhar. Este adepto fala também de outros companheiros Benfiquistas que vinham de outros países como a França mas que infelizmente estes não puderam esperar pelo jogo na terça, ao que este adepto dedica o jogo a estes, os que fizeram de tudo para ver o Benfica, aos que viajaram de longe e não puderam ver, a vitória seria para eles.

Existiram e existem muitos exemplos destes, mas irei apenas falar de mais um pequeno adepto Benfiquista que fez 6 anos no Domingo, e que disse aos seus pais que não queria uma festa de anos, apenas queria ir ver o Benfica ao estádio, sendo que a prenda que pediu a Mãe, era que esta fosse falar com o Lima, para que este marcasse um golo no jogo.


É por exemplos destes que somos o clube de todos nós, é por existir amor e companheirismo entre os Benfiquistas que a nossa família é enorme, é por isto que somos um clube orgulhoso e vaidoso, é por isto que somos BENFICA




























Para quem viu o jogo, não restaram duvidas, por muito que os verdes se façam de grandes, não estão ao nível deste melhor Benfica. Foi um domínio absoluto do jogo, onde o Sporting não fez nada à excepção das arrancadas do Heldon, fazendo, se não estou em erro, 3/4 remates onde 3 deles apareceram em desespero nos últimos 15min de jogo. O Benfica pressionou o Sporting na sua saída obrigando estes a jogarem mal ou a fazerem jogo directo para Montero e a abelhinha Slimani, onde ambos foram invariavelmente dominados pelo Xerife Luisao(que jogo enorme do nosso capitão) e pela assertividade de Garay. Um meio campo que em inferioridade numérica pois o André Martins foi um falso ala(parece começar aqui os problemas do Sporting de ontem), foi superior em todos os momentos de jogo ao Sporting, e por isso permitiu uma pressão alta e o jogo dominante que todos vimos. Atacamos com certeza, e ontem com muita, mesmo muita imaginação e movimentação.

O Sporting arriscou em mudar a estratégia, e acredito ter pensado bem teoricamente, no ultimo jogo, apesar de ter sido no final da segunda parte, e existir o factor cansaço, foi quando metem o Slimani ao lado do Montero que o Sporting marcou dois golos e levou o jogo para prolongamento. Mas desta vez JJ precaveu-se e soube reagir a esse modelo de jogo do Sporting. Atirando o feitiço contra o feiticeiro, e cansou o Sporting ao faze-los defender e correr tanto com dois avançados, sendo que a falta do musculo do William de Carvalho tambem fez falta. Por outro lado Luisão defensivamente foi o Rei dos cortes dos poucos cruzamentos do Heldon(tenho impressão que na primeira parte o Heldon cruza umas 3/4 vezes, e é o Luisão que corta estas bolas todas), Enzo e Fejsa encheram o meio campo, o Fejsa calou-me ontem, jogou muito bem. E na frente apesar da muita vontade Gaitan e Makovic não acertaram muitas vezes no último passe ou remate, mas contaram com um Rodrigo e Lima muito trabalhadores.


Esta foi uma vitória de equipa, o Benfica trabalhou muito durante o jogo todo, lutou, mostrou carácter, e muita vontade em dar uma alegria a todos os que arrastam multidões atras deste sentimento Benfiquista

Enzo foi um Monstro em campo, encheu o terreno. Homem que transportou jogo, muitas arrancadas e desequilíbrios criados, porque simplesmente não teve medo, e desatou a correr para cima dos adversários. Defensivamente ajudou muito Fejsa nos momentos em que este fechou o lado do Siqueira. Hoje e como sempre Enzo foi um todo-o-terreno, pronto para todos os obstáculos.


Fejsa, calou-me ontem. Levou cartão amarelo pela sucessão de faltas, compreendo, apesar de umas 2/3 faltas serem completamente inventadas, pois Fejsa jogou sempre limpo, ganhou muitas bolas em antecipação e na cobertura, tapou buracos nos dois flancos, mais no lado do Siqueira (pois este subiu mais que o Maxi) e incrivelmente fez jogar, ontem Fejsa ganhou bolas e lançou bem e rapidamente contra ataques venenosos, sendo dele 1 passe fantástico a virar jogo para o flanco. Não será jogador com saída de bola como Matic, mas certamente tem mais qualidade do que o que pensei, e pode evoluir mais nesse sentido.


Luisão foi uma autêntica muralha, um Xerife em campo que tapou e resolveu todos os problemas que podiam advir por parte do adversário. Pelo ar principalmente foi rei e senhor, mas também pelo chão roubou algumas bolas, foi o exemplo não só para os colegas da defesa mas para toda a equipa que lhe seguiu o exemplo.


Rodrigo e Lima, não faço distinção entre os dois, porque ao vê-los jogar, vi como um jogador que se dividiu em dois. Ambos com oportunidades para marcar, ambos muitos mexidos em campo, a procurar jogo nas faixas ou mais recuados arrastando marcações, nunca sendo egoístas (incluiu o lance do mau passe na defesa do Sporting em que de primeira o Lima remata para defesa atenta do Patrício) aproveitamos bem as oportunidades, só lhes faltou a conclusão. Mas muito trabalharam, muito correram, muito suaram pela equipa.
















































Relato da antena 3 


Faço uma nota final, para o árbitro que à excepção do cartão amarelo ao Fejsa e algumas faltas sempre difíceis de julgar na hora, esteve muito bem, à parte de qualquer polémica, não se envolveu no jogo e deixou os intervenientes jogar e fazer o que de melhor sabem.


PS: terei sido só eu que achei estranho o Leonardo Jardim no final do jogo, ter dito isto: 
«A estratégia não pode definir o que fizemos. Foi a nossa apatia, resultou de factores de entrega e atitude. O adversário podia ter vantagem pelo efeito surpresa mas, independentemente da estratégia que apresentássemos hoje, sem capacidade de pressão e qualidade de jogo, o Sporting seria sempre derrotado»

Ou seja eu enquanto Benfiquista gostei demais destas declarações, e acho que se calhar não era suposto.




4 comentários:

  1. Uma publicação simplesmente fantástica

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amigo, mas deixa-me dizer-te que o Merito é todo do Benfica e dos Benfiquistas. Eu como Benfiquista tenho necessidade de estar presente, é isso que nos une, Benfiquistas. Sempre presentes no apoio, para que 1 dia o sonho seja uma realidade!!!

    ResponderEliminar
  3. só para relembrar que o miudo que nao quis a festa pa ir ver o benfica teve a oportunidade de entrar com o lima de mao dada para o aquecimento mas ficou tao envergonhado que depois nao quis coitado...

    ResponderEliminar